A quaresma, na tradição cristã, é o tempo que antecede a Páscoa. Relaciona-se aos quarenta dias que Jesus permaneceu no deserto antes de sua paixão e morte na cruz. Vale lembrar que, biblicamente, quarenta é um número que está estreitamente ligado à provação ou julgamento. Por isso, é muito comum encontrar quem se abstenha do consumo de alguns alimentos. A carne vermelha é um deles.

 
No século 5, as práticas eram rigorosas. A abstenção de qualquer tipo de alimentos de origem animal era bastante comum e durante todo o período. Havia os que evitassem até mesmo os frutos de casca dura e os ovos. Os mais devotos, faziam jejuns de até 24 horas inteiras e limitavam as refeições completas a uma ou duas na semana.
 
Nos dias de hoje, a Quaresma continua sendo tempo de jejum, de prática da caridade e um tempo de oração, ou seja, de maior recolhimento espiritual. Se por um lado as práticas de mortificação do corpo foram diminuindo, cristãos e não cristãos aproveitam esse momento especial também para outros tipos de jejuns. O jejum da palavra impensada, do tempo excessivo com eletrônicos, a observação mais minuciosa dos atos, uma busca maior pela espiritualidade e a prática da caridade.
 
Para quem se abstêm da carne vermelha nesse período, a Padaria Vianney separou excelentes opções de alimentos preparados à base de peixes, entre eles, o bacalhau. Além de manterem a tradição, estes pratos são elaborados com ingredientes selecionados e que contribuem para uma alimentação mais nutritiva. Confira esse cardápio especial que preparamos para você e sua família:
 
 
 
Excelente petisco de entrada, combina muito bem com molhos, limão e promove a integração de amigos e familiares, enquanto aguardam a refeição principal. Paixão nacional e internacional, de origem portuguesa, que não pode faltar em sua mesa.
 
 
Quem quer aproveitar a quaresma para cuidar melhor da alimentação, tem no grão de bico um grande aliado. Além de muito saboroso, é um alimento muito nutritivo: 100g do grão cozido possui proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas C, E, D, K. Contribui para a melhoria das funções do coração, melhora o humor e é excelente para a saúde feminina. Aposte nessa salada como o prato coringa de um almoço leve, delicioso e muito saudável.
  

Uma excelente combinação de folhagem verde escura e duas fontes de proteína. Para alguns, pode ser até uma refeição inteira.
Acompanhado de um arroz com amêndoas laminadas , o arroz com lentilha acrescenta a fonte de oleaginosas e carboidratos de uma refeição completa.

Arroz com lentilha 

Caso você não goste de amêndoas, o arroz com lentilhas é uma excelente opção de guarnição. Combina com diferentes tipos de pescado e confere um almoço proteico e muito saboroso.
 
Agora é só escolher o peixe ou outro prato à sua escolha. Se por tradição familiar você não resiste a uma boa bacalhoada, a Padaria Vianney tem uma sugestão especial para você: Bacalhau do porto à moda .  
 
Escolha seus pratos e lembre-se: alimentar-se com consciência, cuidar de quem precisa e investir em uma vida mais fraterna e humana é também uma bela forma de mudança de vida. Para você e para o mundo inteiro.
 
Gostou das nossas dicas?! Então curta e compartilhe! Acesse hoje nossa loja virtual e faça suas compras: www.padariavianney.com.br ou compre ainda pelo aplicativo da Padaria Vianney. Precisando de mais informações, utilize outros canais de relacionamento:
 
Telefone: 31. 3227-2071
WhatsApp: 31. 98405-9204